Na última quarta-feira, dia 26/4, o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que autoriza a aplicação do reajuste de 9% aos servidores públicos federais acordado no mês de março. A aprovação pelo Congresso era necessária para garantir espaço ainda no orçamento de 2023.

Com a aprovação da lei, hoje, dia 28/4, o presidente Lula aproveita a aproximação do dia do trabalhador e se reuni no Palácio do Planalto para sancionar a recomposição salarial para os servidores públicos federais.

A reunião conta com a participação de inúmeras entidades de classe e, por isto, o SinpecPF não pôde deixar de se fazer presente na cerimônia por meio dos seus diretores.

A incidência dos 9% incidirá sobre a remuneração fixa a partir do salário de maio, com efeito financeiro em junho, por outro lado, o aumento do auxílio alimentação será pago já no inicio do mês de maio, passando de R$458,00 para R$658,00.

O último acordo fechado entre o governo da ex-presidente Dilma Russeff ocorreu no patamar de 10,8%, em 2015, com pagamento parcelado em 5,5 % em 2016 e 5,3% em 2017. Desde então os servidores do PECPF tem sofrido com a peso da inflação sob suas remunerações.