Em uma nova etapa da agenda estabelecida entre o Sindicato Nacional do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF) e a Diretoria da Polícia Federal, uma reunião crucial foi realizada com o Diretor-Geral de Polícia (DGP), membros da referida Diretoria e o Diretor de Logística (DLOG).

Durante a reunião, foram abordados temas de grande importância para a categoria, incluindo Gratificação de Risco, Plano de Saúde, diferenciação do PECPF em relação a outros planos especiais de cargos, ponto eletrônico, uniformes, porte de arma e o PGD. O SINPECPF buscou tratar questões internas prioritárias sob responsabilidade da DGP, com o objetivo de atender às urgências relacionadas à recomposição salarial e à saúde dos Servidores do PECPF, além de discutir assuntos específicos da Categoria.

A reunião destacou que a Gratificação de Risco e o Plano de Saúde, considerados urgentes para a categoria, estão em processo de avaliação financeira. O impacto financeiro está sendo calculado neste momento, e a projeção de valores para a gratificação e o plano de saúde, com diferenciação para os servidores do PECPF, sendo  apontado o FUNAPOL como fonte de receita. Acerca deste ponto, ressaltou-se que a intervenção do novo Ministro da Justiça é crucial, uma vez que ele ainda não está familiarizado com a situação da Polícia Federal.

Diversas opções para a implementação da gratificação de risco ou indenização foram debatidas, com o intuito de contemplar tanto os servidores ativos quanto os aposentados.

Já os assuntos como porte de arma e uniformes serão discutidos paralelamente com a DPA nos próximos 15 dias.

Além disso, foi acordado que temas relacionados à reestruturação da carreira, nomenclatura, atribuições e progressão funcional serão tratados com urgência pela DLOG em conjunto com a categoria representada pelo SINPECPF. O sindicato reiterou o descontentamento da categoria diante da retirada da negociação, o que ocasional uma desesperança e frustração entre os servidores do PECPF.

Como amplamente divulgado e de conhecimento de todos o PECPF encontra-se em mesa de negociação própria, o que nos leva a uma mudança de estratégia, visando o reconhecimento e valorização dos servidores do PECPF. Nessa esteira foi reiterada por diversas vezes durante toda a reunião o descontentamento da Categoria perante a retirada da negociação, fato que gerou desalento e frustração geral da Categoria, a insatisfação tem reflexos práticos na rotina de trabalho e principalmente na saúde do servidor, diante das poucas ferramentas possíveis para reversão das perdas optamos por continuar pressionando por uma solução definitiva, que passa pela apresentação e sensibilização do novo ministro da Justiça.