Na tarde de hoje o SinpecPF esteve presente no Ministério da Justiça e Segurança Pública para tratar das questões de importância para os servidores do Plano Especial de Cargos. A reunião contou com a participação do Presidente e Diretor Jurídico da entidade, bem como do Secretário Executivo Adjunto daquela Pasta.

De início, o presidente João Luis agradeceu a oportunidade da reunião e, de pronto, apontou  as peculiaridades da categoria e que ela está preste a completar 20 anos sem a devida valorização, razão pelo qual o levou a questionar sobre a proposta de reestruturação salarial apresentada pela Polícia Federal.

Em resposta, o sr. Secretário informou que a proposta de reestruturação salarial foi avaliada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, sr. Flávio Dino, que, por sua vez, encaminhou o documento sem alterações para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Como a proposta de reestruturação salarial apresentada pela PF foi encaminhada pelo MJSP ao MGI sem qualquer modificação, resta agora o SinpecPF obter agenda com o Ministério da Gestão e Inovação para dar início as discussões das Mesas de Negociações Setoriais. O pedido de reunião com a Ministra Esther Dweck já foi feito e a entidade aguarda agenda.

Não obstante a cobrança de valorização pela reestruturação salarial, o SinpecPF também questionou o MJSP acerca da implementação Gratificação de Risco, entretanto, apesar de o Secretário ainda aguarda parecer da CONJUR para que o órgão possa se manifestar, ele se colocou a disposição para fazer gestão junto aquela consultoria para dar celeridade a demanda.

Por fim, a entidade apresentou os problemas vividos pela categoria e os reflexos em que o baixo contingente de servidores do PECPF tem gerado na categoria. Nesta entoada, a diretoria apresentou o quantitativo de cargos vagos que podem ser ocupados de imediato alvo de concurso público, bem como da necessidade de criação de novos cargos. Ademais, destacou que o desvio de função dentro do órgão tem se tornado rotina, gerando um desgaste físico e emocional por toda a categoria do PECPF.

Por hora a entidade aguarda agenda e o início dos debater setoriais com o Ministério da Inovação e Gestão Pública e, enquanto aguarda, busca debater com o órgão melhorias e questões pontuais ocorridas nos estados