Na manhã de hoje o SinpecPF esteve presente na solenidade de assinatura do acordo entre governos federal e as entidades representativas de servidores públicos federais.

O consenso foi firmado nos Termos do Acordo nº 1/2023, no qual estipula aumento salarial linear a todos os servidores públicos federais em 9% a partir de maio, pago em 1º de junho, e aumento de 43,6% no auxílio alimentação, passando de R$ 458,00 para 658,00.

Para que o reajuste passe a valer, o Governo Federal deverá encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei para alterar a lei de diretrizes orçamentárias para 2023.

O aumento de 9% foi firmado entre as entidades e o governo na terceira rodada da Mesa de Negociação Permanente, ocorrida no último dia 10 de março. No primeiro momento as pautas da Mesa debateram exclusivamente recomposição salarial imediata e, em um segundo momento, serão debatidas questões pontuais.

A próxima reunião deverá ocorrer no dia 28/3 com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, quanto a entidade irá debater acerca da reestruturação e a gratificação de risco para o PECPF, bem como questões relacionadas a categoria.

O teor completo do Acordo 01/2023 pode visto aqui.