Um importante passo em direção à regulamentação da utilização de uniformes pelos servidores administrativos foi dado ontem (27) pela Polícia Federal. Mediante a Portaria nº. 8.744-DG/PF, a diretora-geral substituta, Silvana Helena Vieira Borges, instituiu Grupo de Trabalho que deverá criar regras de utilização desse tipo de vestimenta pela categoria.

O pleito é antigo e objetiva identificar corretamente os profissionais administrativos, tendo em vista a atuação crescente da categoria em atividades de atendimento ao público, tais quais o controle imigratório, a expedição de passaportes, a fiscalização e controle de empresas de segurança privada, a fiscalização e controle da entrada de produtos químicos no país. O argumento já havia sido utilizado pelo sindicato em ofícios protocolados no ano passado, tendo sido totalmente acatado pela Administração.

Na avaliação do presidente Éder Fernando da Silva, a regulamentação também é relevante para reforçar a presença da categoria nessas e em outras atividades da Polícia Federal. “É importante que sejamos vistos como parte integrante do órgão, tanto interna como externamente. Ajudará a deixar nosso papel mais claro e nossa importância mais evidente”, explica. Há ainda o caráter simbólico do fim de mais uma proibição injustificada para a categoria administrativa.

Ainda de acordo com o presidente, a regulamentação, caso concretizada, virá em momento oportuno. “Todos ficamos impressionados com os relatos do colega Paulo Murilo sobre a situação em Pacaraima – RR, publicados no site do sindicato. O texto dele deixa evidente a importância do estabelecimento de uma ‘identidade visual’ para os administrativos”, pondera Éder.