Após uma verdadeira batalha em busca de apoio parlamentar, a emenda que institui aposentadoria especial para os servidores administrativos dos órgãos de segurança pública foi protocolada ontem (29) na Comissão Especial que analisa o projeto de Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro (PEC nº. 06/2019).

O texto de autoria do deputado Sanderson (PSL/RS) recebeu o apoio de quase duzentos parlamentares e propõe que servidores de órgãos de segurança pública que ocupem cargos de natureza administrativa, fiscalizatória ou auxiliar possam se aposentar com idade e tempo de serviço menores que os da maioria dos servidores públicos.

Trata-se de uma questão de justiça: por trabalhar em órgãos de segurança, tais servidores são expostos a riscos a que profissionais lotados em órgãos de outra natureza não se submetem. Além disso, pesquisas demonstram que a categoria se sujeita a grau elevado de estresse, gatilho ideal para problemas de saúde graves, tais como ansiedade crônica e depressão.

“Sofremos todos os ônus por atuarmos em uma instituição policial. É justo que tenhamos um tratamento minimamente diferenciado em relação a servidores que não se expõem aos mesmos problemas”, avalia João Luis.

A luta continua: para que a emenda passe a valer, ela terá de passar pelo crivo da Câmara e do Senado, necessitando de ao menos 3/5 dos votos em ambas as casas, em dois turnos de votação.

O SinpecPF agradece a todos os deputados que manifestaram seu apoio expresso à proposta, em especial ao já citado Sanderson e aos demais proponentes: Aloísio Mendes (PODE/MA); Felício Laterça (PSL/RJ); Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG); e Delegado Pablo (PSL/AM).