Em reunião com o SinpecPF nesta quarta-feira (10), o deputado federal Sanderson (PSL/RS) ratificou seu compromisso em defender que os integrantes do PECPF conservem a estabilidade e o vínculo com a PF mesmo após a Reforma Administrativa. Para tanto, ele articula junto ao governo a inserção da categoria no rol de carreiras típicas de Estado.

O tema é prioridade para a carreira administrativa desde sempre, mas se tornou ainda mais urgente após o encaminhamento da PEC 32/2020 para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, ato realizado ontem (9) pelo recém-eleito presidente da Casa, deputado Arthur Lira (Progressistas/AL).

Sanderson revelou já ter falado sobre a questão com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart. “Expliquei que a PF precisa de uma carreira administrativa própria. Disse que não dá para delegar as atribuições que vocês desempenham a servidores genéricos ou a funcionários contratados e pedi que o reconhecimento como categoria típica seja estendido a todos os servidores do órgão”, contou o parlamentar, que fez carreira na PF como escrivão.

Sobre a tramitação da Reforma Administrativa, Sanderson disse que a proposta é prioritária para o Governo, mas garantiu haver espaço para negociação. “O rol de carreiras típicas, por exemplo, será definido em um segundo momento. Seguirei conversando com o  Governo e com o próprio presidente Arthur Lira sobre a importância de o PECPF estar inserido ali”, comprometeu-se.

O sindicato aproveitou o encontro para solicitar o apoio do deputado para a realização de um novo concurso para o PECPF. “É claro que a nossa prioridade é sobreviver à Reforma Administrativa — ou mesmo impedir que ela seja aprovada. Entretanto, é fato que essa luta fica mais difícil quando a categoria amarga um profundo esvaziamento dos quadros”, pontuou o presidente João Luis Rodrigues Nunes, acompanhado do diretor jurídico Cícero de Sousa.