A presidente do SINPECPF, Leilane Ribeiro de Oliveira, esteve reunida pela manhã da última segunda-feira (14) com o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), José Eudes, para debater as dificuldades enfrentadas por ambas as entidades em negociações com o governo. No encontro, ficou claro que a visão política do sindicato é bastante parecida com a da CUT, havendo muitos ideais compartilhados pelas entidades.

Segundo o presidente da CUT-DF, um sindicato deve ser pautado pela independência, tanto política quanto institucional. “Isso não significa que uma liderança sindical não possa se envolver com política, mas as posições devem ser separadas”, analisa. Para Eudes, um sindicato deve lutar pelo interesse de sua categoria, independentemente de quem esteja no poder, mas nunca de forma intransigente, pois o diálogo é melhor forma de obter avanços nos pleitos da categoria.

Visando aproximar as duas entidades, a presidente Leilane convidou José Eudes para participar do V Encontro Nacional de Representantes do SINPECPF, que será promovido no final deste mês. Na opinião da presidente, essa será uma grande oportunidade para os representantes estaduais do sindicato, que terão acesso a uma visão privilegiada sobre a forma com que os sindicatos devem negociar suas demandas junto ao governo. “A atual gestão tem a intenção de promover ações de capacitação para seus diretores. Este intercâmbio com a CUT é o primeiro passo, algo que poderá ser aprofundado no futuro”, avalia a presidente.