A Fenapef e o Ministério do Planejamento assinaram nesta quinta-feira (29) Protocolo que estabelece as diretrizes das negociações relativas à reestruturação dos cargos de agente, escrivão e papiloscopista da Polícia Federal. Assim como no caso da categoria administrativa, o acordo firmado pelos policiais estabelece que as negociações devem transcorrer até março do próximo ano. 

O documento prevê que o debate relativo à reestruturação dos cargos policiais acima mencionados deve ser finalizado até dezembro de 2011. Ainda de acordo com o protocolo, questões que impliquem impacto orçamentário serão discutidas entre janeiro e março de 2012. 

Carreira administrativa –O SINPECPF esteve presente à reunião desta quarta-feira para requerer que o Planejamento apresente as diretrizes das negociações relativas ao PECPF já na próxima reunião com o sindicato, agendada para o dia 11 de outubro. O diretor de patrimônio, João Luiz Rodrigues Nunes, e o representante do Mato Grosso do Sul, Samuel Pretto Alves, manifestaram o interesse de que as partes firmem protocolo nos moldes do produzido para os policiais. 

Duavanier concordou com a proposta e se comprometeu a apresentar uma minuta já na próxima reunião. Para o SINPECPF, o documento deve estabelecer um calendário de atividades, fixando os períodos em que as demandas de reestruturação dos cargos e reestruturação remuneratória deverão ser debatidos, de acordo com os limites estabelecidos pelo Termo de Acordo firmado em agosto. 

Na oportunidade, o presidente da Fenapef, Marcos Vinício Wink, e o vice-presidente do Sindipol/DF, Flávio Werneck, defenderam a reestruturação da carreira administrativa salientando a importância que o processo possui para a Polícia Federal. “Gostaria de participar de uma oficina sobre as atribuições do PECPF para que alguém da carreira policial possa afirmar o quão importante é o serviço desempenhado pelos nossos administrativos, que executam tarefas únicas, não vistas em nenhum outro órgão”, disse Wink.