A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 270/08 ganhou uma comissão especial. De autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), concede aposentadoria integral, comparidade, aos servidores federais, estaduais e municipais que se aposentarem por invalidez.

A PEC é destinada aos servidores de cargos efetivos e também se aplica aos funcionários de autarquias e fundações que tenham ingressado no serviço público até o dia 16 de dezembro de 1998. Se aprovada, a proposta beneficiaria aposentados por invalidez permanente decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, determinada por lei, a partir de 2004.

O objetivo é garantir o direito que era tradicional para os servidores e que foi retirado pela Emenda Constitucional 41, que alterou o regime de aposentadoria. A emenda estipula que a aposentadoria por invalidez corresponde à média das contribuições realizadas depois de julho de 2004 e não garante o repasse dos aumentos concedidos aos servidores na ativa para os aposentados. A presidência da comissão especial deverá ficar como deputado Osvaldo Reis (PMDBTO) e a relatoria, como deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). A próxima reunião está marcada para o dia 9 deste mês.

13º SALÁRIO
Inativos e pensionistas do serviço público federal receberam nesta quarta-feira a primeira parcela do 13º salário. Nesta quinta, será a vez dos servidores ativos. No total, serão beneficiados cerca de 1,8 milhão entre servidores civis e militares. Sobre a primeira parcela não vão incidir os descontos previstos em lei, como o Imposto de Renda. O Ministério do Planejamento não informou o valor da folha de pagamento referente ao 13º salário. A segunda parcela está prevista para a primeira semana de dezembro. O funcionalismo civil ainda espera a confirmação oficial do governo sobre o pagamento do reajuste salarial que passa a vigorar hoje, a ser creditado na conta em agosto.

Fonte: Coluna do Servidor – Alessandra Horto – O Dia – 01/07/2009