O SinpecPF vê com bons olhos a notícia do novo decreto que regulamente o mercado de armas no Brasil. Apesar do sindicato ver como positivo o reconhecimento do trabalho de excelência feito por todos os servidores da Polícia federal, não tem como negar que isso criará um aumento de demanda exponencial.

As medidas do governo são um avanço para toda a população brasileira, dados do Anuário da Segurança Pública (FBSP) apontam que os números de CACs representa mais de 750 mil inscrições. Essa marca é superior ao efetivo de todas as forças de segurança pública no país.

Os servidores do PECPF estão prontos para abraçar mais essa atribuição de fiscalização assim como já faz no controle migratório, mas para que isso ocorra sem que os servidores sejam  ainda mais sobrecarregados é de suma importância que o aumento de demanda venha com as devidas melhorias nas condições de trabalho, tanto remuneratória quanto no quadro de servidores.

A carreira administrativa já sofre com a defasagem de servidores devido aos longos anos sem concurso público, o último edital foi lançado em 2014 e antes desse o último concurso ocorreu em 2004, fazendo que concursos para área administrativa só ocorram praticamente de 10 em 10 anos.