ITAJAÍ/SC – O NEPOM – Núcleo Especial de Polícia Marítima da Delegacia de Polícia Federal em Itajaí realizou entre os dias 11 e 13 de janeiro operação de fiscalização a navios e patrulhamento ostensivo na região de Porto Belo (SC) e Reserva do Arvoredo.

Uma equipe do NEPOM, a bordo da LPC Mercúrio, lancha de patrulha costeira de 45 pés, saiu de Itajaí com destino a Porto Belo a fim de realizar a fiscalização e o controle de migração de tráfego internacional dos navios transatlânticos Sea Dream e Blue Dream que fundearam nas imediações da Ilha de Porto Belo nos dias 12 e 13. Durante a temporada de verão o aumento do número de navios de passageiros na área faz com que os órgãos de fiscalização intensifiquem seus trabalhos tendo em vista o número de turistas estrangeiros que desembarcam em território brasileiro. A documentação dos navios e dos passageiros estava em dia.

Durante a operação também foi realizado patrulhamento ostensivo na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, onde foram abordadas algumas embarcações. Não foram constatadas irregularidades. Na alta temporada, o número de embarcações na Reserva Marinha do Arvoredo também aumenta. São barcos de pesca e lanchas com turistas e mergulhadores. Importante salientar que dentro dos limites da reserva é proibida qualquer modalidade de pesca e atividades de recreação e turismo. A infração é considerada crime ambiental.

A Reserva do Arvoredo engloba as Ilhas da Galé, Deserta, Arvoredo e Calhau de São Pedro. Alguns pontos da Ilha do Arvoredo estão localizados fora dos limites da reserva, sendo permitido o fundeio e atividades de mergulho contemplativo. São eles: Baía do Farol, Engenho, Saco do Batismo, Saco do Capim e Base da Reserva/Farol da Marinha. O patrulhamento preventivo e a fiscalização para reprimir os crimes ambientais na área da reserva, neste ano de 2007, serão intensificados pelo Núcleo Especial de Polícia Marítima da DPF de Itajaí com o apoio do IBAMA.

Por: Setor de Atendimento à Imprensa / Delegacia de Polícia Federal em Itajaí