O deputado Ricardo Izar (PTB-SP), presidente do Conselho de Ética da Câmara, afirmou ontem em São Paulo que grande parte dos parlamentares não está preparada para a função e que, por isso, além das denúncias de corrupção, este é o pior Congresso que o país já teve. De acordo com Izar, que participou do Fórum de Debates Político e Empresarial da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), muitos parlamentares agem apenas para “ganhar dinheiro”.

— Eles não sabem a que vieram. Temos o pior Congresso, e não tenho medo de dizer isso — afirmou o presidente do Conselho de Ética, criticando os parlamentares porque “falta ética, moralidade, comportamento e satisfação à sociedade”.

Izar disse que há deputados que são “verdadeiros bandidos” e, muitas vezes, teme que algum se sente ao seu lado ou que pare para conversar no Congresso.

O deputado do PTB disse que ainda que se o presidente Lula for reeleito sem maioria no Congresso isso poderá levá-lo a atitudes “à la Hugo Chávez”, presidente da Venezuela, e pôr a população contra o Congresso.

— A preocupação é o Lula vencer a eleição e ter grande minoria. Vai chamar o PMDB, o PL, o PP, o meu partido, o PTB, de que maneira? Dando alguma coisa. Vão surgir boatos de que existe novamente mensalão ou coisa parecida. Se ele não conseguir, vai haver uma reação dos parlamentares de não ter essa maioria, ele vai jogar o povo contra o Congresso — disse Izar. — O Brasil é um país completamente diferente da Venezuela. Não vamos repetir a Venezuela, aquilo é uma ditadura. Somos muito superiores a eles.

O Globo