Houve uma pequena mudança de planos para o Rio+20: o SINPECPF ainda irá panfletar, mas não mais com o folder previamente elaborado, que destacava o risco de a PF e o Brasil passarem por problemas durante a Copa do Mundo – esse folder será devidamente guardado para futuras oportunidades. Para o Rio+20, estamos preparando ação ainda maior, em parceria com outras entidades de classe.

Juntas, essas entidades irão produzir panfleto cobrando mudanças na PF, entre as quais a urgente reestruturação da carreira administrativa. Essa parceria reforçará a insatisfação geral das categorias com o tratamento dado pelo Governo à PF e também que a reestruturação de nossa carreira é uma demanda defendida por todos.

Confira abaixo o Folder sobre a Copa que será utilizado futuramente. (*O novo Folder ainda está sendo elaborado).

 

A Copa no Brasil pode não decolar!

A Copa no Brasil em 2014 está ameaçada, e não é por causa de atrasos em estádios e obras de infraestrutura. A Polícia Federal (PF), responsável pela segurança nesses eventos, está à beira de um colapso por não contar com número suficiente de servidores administrativos e nada parece estar sendo feito para contornar o problema.
 
Para que as operações da PF sejam bem sucedidas, é necessário todo um suporte logístico, realizado pelos servidores administrativos. São esses profissionais que se encarregam de manter a PF em ordem para que os policiais combater o crime. Além disso, os servidores do PECPF possuem papel primordial no controle imigratório brasileiro, sendo, portanto, vitais para a segurança da sociedade durante os jogos.
 
O número de servidores administrativos está abaixo do ideal porque a categoria não recebe o devido valor. Com isso, profissionais bem preparados deixam a PF em busca de melhores salários e condições de trabalho em outros órgãos.
 
Reestruturar a carreira, abrindo novo concurso, solucionaria o problema. Mas em vez de fazer isso, o Governo contrata mais e mais policiais, mas não para colocá-los nas ruas para combater o crime! Estes policiais são colocados em postos administrativos, ganhando até quatro vezes mais que um servidor administrativo, sem, muitas vezes, possuir o conhecimento necessário para as funções.
 
Para piorar, quando a PF decide não colocar policiais para realizar o trabalho dos servidores do PECPF, coloca terceirizados, atuando em desvio de função! São profissionais contratados como recepcionistas que acabam atuando no controle imigratório. Há vários casos de funcionários que se deixaram corromper por quantias irrisórias de dinheiro. Imagine o risco de que algum desses profissionais libere a entrada de um terrorista no Brasil durante a Copa?
 
O tempo é curto, e não podemos mais fechar os olhos! Reestruturação do PECPF já, para que a Copa no Brasil possa de fato decolar!