Brasília, 03/07/2007, (MJ) – O Ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou que o efetivo da Polícia Federal será reforçado com a contratação de cinco mil novos policiais. Segundo ele, os concursos serão realizados de forma gradual, ano a ano. Tarso Genro participou nesta terça-feira (3) da cerimônia de formatura de 749 novos servidores da PF, entre agentes, delegados, peritos e escrivães.

O plano de reforço do efetivo da Polícia Federal faz parte do Programa Nacional de Segurança Cidadã (Pronasci), que será lançado pelo presidente Lula no dia 1º de agosto. O programa tem como eixo a integração de ações sociais com políticas de segurança pública. Inicialmente, será implementado nas onze regiões brasileiras com maiores índices de criminalidade.

Durante a solenidade, o ministro alertou que os policiais hoje formados terão papel determinante na consolidação da democracia no país. “Os políticos são passageiros. Vocês são permanentes e possuem uma responsabilidade maior que a nossa. Esta relação (entre os políticos e os servidores públicos) é que constrói a democracia e as estruturas da República”, declarou.

Também nesta terça-feira, Tarso Genro lançou a pedra fundamental da construção da Escola Superior da Polícia Federal, que além de capacitar os policiais será um espaço para debates com a sociedade de temas ligados à segurança pública. A instituição será erguida ao lado da Academia Nacional de Polícia e deve começar a funcionar em 2009. Para Genro, a escola representa uma polícia cada vez mais qualificada e uma política de segurança pública cada vez mais adequada aos tempos atuais.