Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou ontem (1º) que o candidato à presidência pela coligação PSDB-PFL, Geraldo Alckmin, terá 10min13seg de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. É o maior tempo de exposição entre os presidenciáveis. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PCdoB-PRB) terá 7min12seg.

O terceiro candidato com maior tempo será Cristovam Buarque, do PDT, com 2min14seg, seguido por José Maria Eymael, do PSDC, e Luciano Bivar, do PSL, ambos com 1min6seg. Os demais – Heloísa Helena (PSOL-PSTU-PCB), Rui Pimenta (PCO) e Ana Maria Rangel (PRP) – têm 1min2seg cada. Se a candidatura de Ana Maria Rangel for impugnada, conforme pediu o seu partido, o tempo do PRP será redistribuído entre os demais candidatos.

Após presidir a sessão do TSE que sorteou a ordem de aparição na propaganda gratuita, o ministro Marco Aurélio voltou a advertir os candidatos para não descumprirem as normas, evitando punições da Justiça Eleitoral.

“Em termos de eleições, nós temos o envolvimento de paixões exacerbadas. E essas paixões, por vezes, levam ao atropelo do que está estabelecido. Isto não deve ocorrer, para que não sejam surpreendidos os próprios candidatos, partidos políticos e as coligações”, disse o presidente do TSE.

Na sessão de ontem, os ministros do TSE confirmaram a candidatura de Geraldo Alckmin e de seu vice, José Jorge. Na mesma ocasião, indeferiram duas apresentadas de forma avulsa, sem aprovação dos partidos: Carlos Alberto Machado (PSC) e João Bosco Luz Kalil (PTdoB). Os demais ainda precisam ter as candidaturas confirmadas.

Vladimir Platonow da Agência Brasil