Avaliar as primeiras simulações do impacto financeiro da proposta de reestruturação do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal foi um dos pontos da reunião do Grupo de Estudos Técnicos, realizada nesta quinta-feira(19), na Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Novas projeções serão analisadas na nova reunião do GT, que ficou marcada para 26 de julho ( próxima quinta-feira). O SINPECPF também apresentou uma simulação, que foi debatida pelos integrantes do Grupo de Trabalho.

A presidente do SINPECPF, Hélia Casssemiro, lembrou, durante os debates, que com a reestruturação o Governo vai economizar em gastos com pessoais, porque uma das finalidades do projeto é corrigir distorções existentes hoje no Departamento de Polícia Federal, que terminam onerando ainda mais os cofres públicos.

O GT iniciou também o debate sobre a racionalização dos cargos. Ficou definido que na próxima reunião serão apresentados modelos de reestruturação implantados em outros órgãos, tanto do Executivo quanto do Judiciário, com peculariedades semelhantes as do DPF, que poderão contribuir para aprimorar a proposta do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.

Além de dar continuidade ao debate sobre o impacto financeiro e racionalização dos cargos, o Grupo de Trabalho estabeleceu como pauta da reunião do dia 26: estudos de jurisprudências relativas à reestruturação de cargo e desenvolvimento da carreira.

A expectiva é que a análise do diagnóstico da reestruturação seja concluída até o final de julho, para, posteriormente, dar início a terceira etapa do trabalho do GT, que é a construção da proposta, que será transformada em minuta de Medida Provisória.

Pela bancada governamental, participaram da reunião: Idel profeta Ribeiro-Coordenador de Relações Sindicais e a equipe técnica do ministério composta por Elizabeth Muniz e Simone Velasco; Coordenador-Geral de Recursos Humanos do MJ, Edson Machado; o Agente Administrativo Thales Viana da Cunha e as delegada Luciana do Amaral  e Sílvia Amélia Fonseca.

Dos integrantes do GT, formados por membros da diretoria do SINPECPF e da base da categoria participaram do encontro: Hélia Cassemiro – administrador/Presidente/SINPECPF, Joana Carvalho – Médica/vice-presidente/SINPECPF; Pauleana Martins Nunes-Diretora de Assistência Social;

Eugênio Moreira – Administrativo/Diretor Financeiro/SINPECPF, Gilson Matilde – Técnico de Assuntos Educacionais/ANP; Josias Rodrigues Alves – Administrador/DPP/CPLAM/DLOG e Márcio Vaz da Silva – Agente Administrativo/COAD/DLOG; e Neiva Gomes Moreira- Coordenadora de Administração da Polícia Federal.

Comunicação Social – SINPECPF

Foto: Andréa Viegas