No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro elegerá representantes políticos para gerir o Estado e máquina pública pelos próximos quatro anos. Trata-se de uma tarefa importantíssima, especialmente para os servidores públicos, grupo que se liga diretamente à Administração na qualidade de cidadãos e de profissionais de carreira.

Com o apoio de diversas entidades de classe — entre as quais o SinpecPF —, a Pública Central do Servidor colocou em campo a campanha “Voto Consciente dos Servidores — Eleições 2018”. A iniciativa objetiva mobilizar o funcionalismo no apoio a candidatos comprometidos com fortalecimento dos serviços públicos e de suas carreiras, bem como com um Estado mais republicado, eficiente e profissionalizado.

O pontapé inicial foi dado em São Paulo, no dia 5 de junho. Na oportunidade, servidores públicos, ativistas e jornalistas puderam debater estratégias para viabilizar o triunfo eleitoral de uma bancada multipartidária comprometida com as pautas do funcionalismo. Com o pleito cada vez mais próximo, a campanha ruma agora para as demais capitais, abrindo espaço para que os próprios candidatos apresentem suas propostas, frente a frente com os servidores.

O próximo evento da campanha será realizado nesta sexta-feira (24), em Belo Horizonte – MG. O lançamento da iniciativa em terras mineiras ocorrerá no Hotel Othon Palace, às 14h00. Os candidatos que comparecerem ao evento e firmarem carta de compromisso poderão falar com os servidores e registrar, em vídeo de até três minutos, suas propostas para o funcionalismo e para a Administração Pública. O conteúdo será disponibilizado pela TV do Servidor.

No dia 4 de setembro, a campanha segue para o Rio de Janeiro. No dia seguinte ao debate na capital carioca, as discussões se darão em Brasília (sob comando do presidente do SinpecPF, Éder Fernando da Silva). Também está confirmado o lançamento da campanha em Porto Alegre no dia 18 de setembro. Os locais e horários exatos serão divulgados pelo SinpecPF em nossos canais de comunicação.

Como integrante da Pública, o SinpecPF poderá indicar um postulante aos cargos de 1) governador; 2) senador; 3) deputado federal; e 4) deputado estadual para participar eventos em cada Unidade da Federação. Assim, os colegas deverão conversar com os representantes estaduais para definir quais nomes a categoria deverá indicar. Para maiores esclarecimentos poderão entrar em contato pelo e-mail comunicacao@sinpecpf.org.br

Contato com os presidenciáveis — O Art. 4º do estatuto social veda expressamente que o SinpecPF se posicione em assuntos de natureza político-partidária. Por isso, o sindicato não pode declarar apoio a nenhum dos candidatos à Presidência. Isso não significa, contudo, que a entidade deva permanecer alheia ao debate político. Pelo contrário: apresentamos nossas demandas aos principais postulantes ao cargo, buscando colocar as reivindicações da categoria na agenda política do próximo governo, seja ele qual for.