Homenagear o colega motorista oficial Damião Aires de Oliveira é tarefa das mais simples. A reportagem do SinpecPF sequer precisou correr atrás de depoimentos para produzir este texto. Na verdade, bastaram alguns passos ao lado do homenageado pelos corredores do Edifício Sede para que servidores dos mais diversos cargos nos procurassem para registrar o profundo apreço pelo “Seu Damião”.

Ao longo da caminhada, “Seu Damião” não disfarçava a alegria a cada novo elogio, mas sem nunca perder a modéstia e humildade em suas reações. “Meu lema é o mesmo da instituição: servir bem servido! Gosto de ver o trabalho reconhecido, mas sei que nem mesmo Cristo foi capaz de agradar a todos”, refletiu após seguidas congratulações dos colegas.

A verdade é que, há mais de vinte anos atuando na Polícia Federal, “Seu Damião” está sim bem próximo de ser uma unanimidade. Da recepcionista aos diretores, todos exaltam o empenho e a presteza que ele dedica ao trabalho. “Para mim é uma honra poder falar do ‘Seu Damião’. O conheço há 14 anos e jamais o vi triste ou desmotivado. É um exemplo e um dos grandes amigos que fiz na PF, tendo me acompanhado nas duas vezes em que fui removido para o Ceará”, revela Delano Cerqueira Bunn, diretor de gestão de pessoal.

Segundo “Seu Damião”, o segredo para estar sempre motivado é bastante simples: “Procuro fazer as coisas com o coração. Coloco amor e dedicação em tudo que faço”, afirma. Com 72 anos, nosso homenageado conserva a alma jovem e leve, mas revela já estar planejando a aposentadoria. “Devo deixar o órgão em fevereiro ou março do ano que vem. O corpo já não responde como antes e sou bastante cobrado pela esposa, que acha que me dedico demais à Polícia”, explica.

A iminente aposentadoria já produz efeitos entre os colegas. É o único assunto que faz mudar o tom dos relatos alegres sobre nosso homenageado. “Sentiremos muito a falta dele. É um colega insubstituível”, garante a agente administrativa Luciene Favieiro, da assessoria da Coordenação de Recursos Humanos. “Ele nos passa muita segurança. Além de excelente profissional, é um grande ser humano, sempre disposto a levantar o moral de todos. Ele fará muita falta”, completa a escrivã Cristiane Morais, também da assessoria da CRH.

A imensa quantidade de predicados de “Seu Damião” fez com que a CRH decidisse recrutá-lo em setembro para uma importante missão: garantir que o I Congepe, congresso que reuniu em Florianópolis – SC os profissionais de Gestão de Pessoal da PF, fosse um grande sucesso. “Ele foi escolhido a dedo. Sabíamos que nele podíamos confiar”, explica Luciene. “O senso de responsabilidade do ‘Seu Damião’ é algo fora do comum. Topa qualquer desafio. Precisando, ele acorda de madrugada e chega para o trabalho com um sorriso no rosto”, completa Cristiane. As palavras são endossadas pela agente administrativa Maiza Rodrigues, também da assessoria da CRH. Na avaliação dela, “Seu Damião” foi uma peça fundamental para o êxito do evento, garantindo que toda a logística funcionasse.

Natural de Almino Afonso, interior do Rio Grande do Norte, “Seu Damião” conta já ter feito de tudo na vida. “Já passei por muitas dificuldades, mas sempre encarei os desafios de frente: fui pintor, agente de portaria e vigilante, mas encontrei a paixão no volante. Nele eu fiz mestrado e doutorado”, revela, orgulhoso da profissão.

Com 45 anos de serviço público, “Seu Damião” se diz realizado, mas não esconde algumas mágoas advindas de promessas de valorização não cumpridas pelas administrações anteriores da Polícia Federal. “A fé vai minguando aos poucos. Hoje, deposito muita esperança na atual gestão. Espero ter boas notícias antes de deixar a casa”, confessa.

Em relação ao SinpecPF, o colega é só elogios. “Gosto muito do sindicato. Sempre estiveram a postos quando precisei”, declara. Para “Seu Damião”, se a categoria não conquistou mais vitórias, a culpa não deve ser atribuída aos representantes da classe. “Infelizmente, uma andorinha só não faz verão”.