Caros companheiros e companheiras,

Às vésperas do processo eleitoral que, nos próximos anos, ditará os rumos do sindicato que representa nossa categoria, o plano especial de cargos da Polícia Federal, eu, Hélia Cassemiro, presidente deste SINPECPF, considero necessário prestar esclarecimento capaz de cessar dúvida recorrente entre os filiados desta instituição.

Na eleição que se avizinha, não formarei chapa para tentar minha reeleição, embora o estatuto de nosso sindicato me permita tanto. Assim procedo por considerar já ter contribuído com o que podia para a valorização profissional de nossa categoria. Durante vários anos, empunhei a bandeira deste sindicato atuando sempre na linha de frente, sujeita às críticas e elogios inerentes à função que procurei desempenhar com todo afinco, muitas vezes em detrimento de compromissos pessoais.

No período em que estive a frente do SINPECPF, inúmeras foram as batalhas que ajudei a travar em nome dos servidores do PECPF. Foram dias de protestos contra falta de reajustes, gratificações não regulamentadas, remoções arbitrárias, e até mesmo greves. Tais pleitos se somaram ao ingresso das mais diversas ações na justiça – muitas delas com trânsito em julgado favorável, outras tantas com obtenção de liminares e diversas outras à espera de julgamento. A própria criação do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal, acompanhada do primeiro concurso para a categoria, faz parte do legado que conquistamos durante o período em que fiquei a frente de nossa entidade representativa. Também é certo que, graças a muito suor e dedicação da atual equipe, meu sucessor encontrará bem encaminhadas as negociações pela reestruturação da carreira e pela realização do segundo concurso para os quadros do PEPCF.

Prélios infindáveis, que se tornaram parte do meu cotidiano tal qual acompanhar o crescimento de meus filhos. Aliás, é assim que vejo o SINPECPF: como um filho que cresceu e amadureceu, devendo agora seguir em frente sob a tutela de outros colegas, com novas idéias e os mesmos ideais, contribuindo para agigantar a cultura sindical de nossa classe.

A mudança faz parte do processo democrático. É bem vinda e se faz necessária. Entretanto, certas coisas nunca irão mudar. Jamais poderemos abrir mão da vigilância atenta contra atos arbitrários da administração que objetivem retirar ou diminuir os nossos direitos. Tampouco podemos deixar de cultivar dentro de nós o espírito de corpo para com a categoria.“A união faz a força”. Trata-se de um clichê, porém, sintetiza perfeitamente o ambiente ideal para as atividades de um sindicato. Não há como se pensar em responder por uma categoria profissional sem o apoio e a participação efetiva dos filiados nas reivindicações e lutas promovidas pela entidade representativa.

A realidade do PECPF não é a mesma de policiais, peritos e delegados, que também compõem a estrutura da PF. Apenas quem faz parte do PECPF é capaz de entender as peculiaridades inerentes a este grupo de profissionais e de lutar para que nossos anseios sejam atendidos.

Por isso, é de primordial importância fortalecer os alicerces que compõe o sindicato que representa a NOSSA categoria: o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – SINPECPF. A participação do filiado é essencial nesse processo, seja por meio da formação de chapas representativas – com servidores interessados em dar prosseguimento aos pleitos da entidade –, ou pelo voto, símbolo maior da vontade popular e pilar fundamental de uma instituição democrática.

Por fim, reitero firme comprometimento com o meu posto e, consequentemente, com as causas da categoria, até o instante final de meu mandato, que findará no dia 31 de dezembro do corrente ano. Sairei consciente de que desempenhei meu papel na construção dos pilares fundamentais do PECPF. Dedicar-me-ei agora à família, pela qual tanto fui cobrada em minhas ausências. Apesar disso, foram anos felizes, nos quais pude fomentar belas e duradouras amizades. Agradeço ao apoio dos colegas de diretoria que me deram todo o suporte necessário durante este mandato, bem como aos representantes estaduais que repercutiram o nosso trabalho Brasil afora. Agradeço também a você, filiado, que esteve ao nosso lado enquanto lutávamos pela construção de uma carreira mais digna. Agradeço pela confiança e pelo empenho na causa coletiva.

Cordialmente,

Hélia Cassemiro

Presidente