O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 7, a confirmação de quatro casos de “gripe suína” no Brasil. Dois casos foram registrados em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais. Todos os pacientes são adultos jovens e passam bem.

De acordo com o ministro José Gomes Temporão, três dos casos confirmados vieram do México. Apenas um caso de São Paulo contraiu a doença enquanto estava na Flórida, nos Estados Unidos. Temporão explicou que os pacientes de São Paulo e de Minas Gerais passam bem, já estão em casa e apresentam um nível da doença que não oferece riscos para outras pessoas. O caso do Rio de Janeiro segue isolado no hospital por medidas de segurança, mas passa bem.

Segundo Temporão, outros 93 pacientes suspeitos foram testados e deram negativo para “gripe suína” e, até o momento, 15 estão sendo processados em laboratórios com resultados previstos para sexta-feira (8).

Porém, em uma tentativa de tranquilizar a população, o ministro afirma que “o vírus não circula pelo Brasil” e que “apesar da confirmação desses casos, nada muda”. “Esses casos não afetam o plano de contenção do Brasil. Não há registo de contágio de pessoa para pessoa em nosso País. Todos os casos foram contraídos no exterior”.

Temporão ressaltou ainda que todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) estão sendo seguidas e que a população não deve se automedicar. “Quem veio do exterior ou teve contato e sentiu os sintomas não deve se automedicar, pois a automedicação mascara a gripe suína”, explica. O ministro finalizou a coletiva garantindo que toda a situação “está sob controle”.

Pacientes confirmados

Caso 1 – São Paulo. Esteve no México de  17 a22 de abril. Começou a manifestar os sintomas dia 24. Ficou internado de  29 a4 de maio. Passa bem.Caso 2 –  Minas Gerais. Esteve no México de  22 a27 de abril. Apresentou sintomas ainda no México, no dia 26. Foi internado no mesmo dia que chegou ao Brasil. Recebeu alta no dia 29. Ficou em isolamento domiciliar até o dia 6 de maio. Passa bem.

Caso 3 –  São Paulo. Estava na Flórida, nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil no dia 28 e apresentou sintomas no dia seguinte, 29 de abril. Não foi internado, pois na data, a Flórida não era considerada área afetada. Foi mantido em isolamento domiciliar. Passa bem. Até o momento, nenhum familiar manifestou sintomas.

Caso 4 – Rio de Janeiro. Estava no México. Chegou ao Brasil dia 3 de maio. Começou a manifestar sintomas no dia 2. Está internado desde o dia 5. Passa bem.