O ministro da Justiça, Tarso Genro, abriu, no último dia 29, a conferência livre de Brasília, etapa preparatória à 1ª Conseg, que acontece em agosto. A 1ª Conseg vai fornecer diretrizes para a construção de uma política nacional de segurança pública, por meio de uma metodologia coletiva e democrática. Como convidado, o SINPECPF participou ativamente da conferência, sendo representado pela prediente Hélia Cassemiro, e pela representante no Rio Grande do Sul, Cleuza Menezes.

A conferência livre de Brasília foi promovida pela Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal (ADPF). As conferências públicas têm sido realizadas, por todo o país, por grupos de diversos segmentos. Todas as contribuições serão consolidadas e vão integrar o relatório final que será votado na Etapa Nacional da 1ª Conseg, marcada para agosto, também em Brasília, quando serão definidas as diretrizes que vão orientar as políticas públicas de segurança a serem implementadas no país.

A 1ª Conseg foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda em dezembro do ano passado. A conferência foi dividida em etapas: possui uma etapa municipal, em curso entre abril e maio; outra estadual, que vai se realizar entre junho e julho; e a nacional, que deve acontecer em agosto deste ano. Nas etapas que antecedem a nacional, serão eleitos os representantes da sociedade civil, dos trabalhadores da segurança pública e do Poder Público. Estes delegados terão direito a voz e voto na Conferência Nacional.