O ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou a criação de três mil vagas para o Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – PECPF, a serem preenchidas no próximo concurso público do órgão.

A notícia foi dada em seu discurso na solenidade de formatura de 749 novos policiais federais, realizada na Academia Nacional de Polícia, em Sobradinho (DF) na manhã desta terça-feira, 3. A solenidade também contou com a presença do Diretor Geral da PF, Paulo Lacerda, dentre outras entidades.

Tarso Genro aproveitou a ocasião para cumprimentar os servidores do PECPF. Durante a solenidade, o ministro alertou que os policiais hoje formados terão papel determinante na consolidação da democracia no país. “Os políticos são passageiros. Vocês são permanentes e possuem uma responsabilidade maior que a nossa. Esta relação (entre os políticos e os servidores públicos) é que constrói a democracia e as estruturas da República”, declarou.

Para a presidente do SINPECPF, Hélia Cassemiro, “o anúncio do ministro, durante a formatura dos novos policiais federais, representa uma nova cultura que está sendo implantada pelo DPF, no sentido de valorizar os servidores do Plano Especial de Cargos e de sua importância para o Departamento”.

Ao cumprimentar os servidores do PECPF, o ministro também demonstrou ter conhecimento sobre a realidade no Departamento da Polícia Federal. “Para nós, isso é um avanço”, enfatizou a presidente do SINPECPF.

Além das vagas para o PECPF, também foram anunciadas a criação de duas mil vagas para a carreira policial. O plano de reforço do efetivo da Polícia Federal faz parte do Programa Nacional de Segurança Cidadã (Pronasci), que será lançado pelo presidente Lula no dia 1º de agosto.

O programa tem como eixo a integração de ações sociais com políticas de segurança pública. Inicialmente, será implementado nas onze regiões brasileiras com maiores índices de criminalidade.

Também nesta terça-feira, Tarso Genro lançou a pedra fundamental da construção da Escola Superior da Polícia Federal, que além de capacitar os policiais será um espaço para debates com a sociedade de temas ligados à segurança pública. A instituição será erguida ao lado da Academia Nacional de Polícia e deve começar a funcionar em 2009. Para Genro, a escola representa uma polícia cada vez mais qualificada e uma política de segurança pública cada vez mais adequada aos tempos atuais.

Comunicação Social – SINPECPF

Foto: Ronaldo Barroso