A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) participou nesta terça-feira, em Brasília, da apresentação do projeto piloto do Sisosp (Sistema Integrado de Saúde Ocupacional do Servidor Público). O projeto foi apresentado pelo secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, e pelo coordenador de Seguridade Social e Benefício de Servidores, Luiz Roberto Domingues. Os representantes do governo explicaram que a idéia é realizar o mapeamento detalhado dos riscos que os servidores enfrentam em seus locais de trabalho. O projeto prevê também a padronização de procedimentos que garantam a saúde do trabalhador com exames periódicos. A Condsef considerou a iniciativa importante já que representa muitos servidores que hoje enfrentam problemas relacionados à falta de segurança no trabalho.

Já estão capacitados para a implantação do Sisosp mais de 700 servidores, sendo 300 em Brasília e 400 em Belo Horizonte. A primeira etapa será iniciada na capital federal. Dnit e INSS foram os órgãos escolhidos para o início dos levantamentos que levarão o projeto piloto a ser ampliado para todo o Brasil.

De acordo com o governo, as entidades representativas de servidores serão chamadas a acompanhar a primeira etapa do projeto piloto. Para a Condsef essa participação será fundamental para que os trabalhadores apontem quais as principais carências e demandas na área de saúde ocupacional. Essa intervenção deve auxiliar no aprimoramento do Sisosp. “Esse tema sempre fez parte de nossa pauta histórica de lutas”, observou Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Condsef presente ao lançamento do projeto. “Melhorar as condições de trabalho dos servidores é garantir que o trabalho da categoria se dê de forma cada vez mais eficiente e qualificada”, defendeu.

Fonte: Condsef