O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve em Porto Alegre na última sexta-feira (20) para assinar termo de cooperação que permite que órgãos de segurança do Rio Grande do Sul passem a utilizar, no combate ao tráfico, bens de traficantes apreendidos pela PF. Na ocasião, Cardozo acabou surpreendido por comitiva de servidores do PECPF, liderados pela vice-presidente do SINPECPF, Cleuza Menezes, que entregaram ao ministro documento com as principais reivindicações da carreira administrativa da PF.

O evento foi realizado no Palácio do Piratini, sede do Poder Executivo gaúcho, e os servidores do PECPF estiveram presentes a convite do Secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos do estado, Fabiano Pereira, que afirmou perante o ministro ser um defensor da causa administrativa. “Posso atestar que as reivindicações da categoria são justas”, disse, ratificando o documento entregue pelo SINPECPF.

Ao abordarem o ministro, os colegas gaúchos solicitaram especial atenção dele às reivindicações da categoria.  Cardozo se comprometeu a analisar com carinho as demandas apresentadas.

A comitiva também conversou com Paulo Ferreira, membro do Diretório Executivo do PT, que havia se comprometido a solicitar audiência com o ministro Cardozo para o SINPECPF. Segundo ele, o encontro já está na pauta do Ministério da Justiça, mas uma data exata ainda não foi estabelecida. 

Outra autoridade com quem o SINPECPF conversou foi o deputado Vieira da Cunha (PDT/RS). Cleuza Menezes explicou ao parlamentar que o deputado Enio Bacci (PDT/RS) se comprometeu a levar o projeto de reestruturação da carreira administrativa para ser discutido em audiência pública na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Vieira pediu que o SINPECPF o procurasse em Brasília para deixá-lo a par das demandas da categoria, pedido este compartilhado pela senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), que ao conversar com os servidores do PECPF afirmou estar disposta a trabalhar em prol da categoria.

Além da vice-presidente, compareceram ao encontro os servidores Juarez Eleodoro Bueno, Helena Beatriz Souza da Silva e Júlio Cesar Collaziol, suplente da representação estadual do SINPECPF no Rio Grande do Sul.