No dia 11 de dezembro, a presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – SINPECPF, Hélia Cassemiro, e o diretor jurídico, Walter Matos Leite, estiveram no Paraná para assistir a palestra “Como transformar o stress em um aliado”, ministrada pela consultora Cleusa Batista Lopes Martins, e se reunir com servidores do PECPF na Superintendência Regional do estado. 

O encontro foi uma solicitação da representante regional do SINPECPF no Paraná, Carmen Kappout, e dos filiados que puderam tirar dúvidas e se informarem sobre assuntos de interesse da categoria.

Na ocasião, Hélia Cassemiro falou dos desafios enfrentados e dos constantes ataques aos direitos dos servidores do PECPF. Ela também pediu a todos que persistam e afirmou que o objetivo de ver a Polícia Federal estruturada e organizada somente será alcançado com muito trabalho determinação e, sobretudo, paciência.

A presidente do SINPECPF destacou a importância da categoria permanecer unida para ocupar um espaço mais democrático dentro do órgão e reafirmou que a diretoria do Sindicato está atenta na defesa dos direitos da categoria.

Segundo Carmen Kapput, o encontro foi positivo apesar do tempo exíguo. “A maioria dos servidores não tinha tido ainda a oportunidade de conhecer pessoalmente a presidente e o diretor jurídico. Foi a ocasião de dirimir algumas dúvidas referentes às questões das ações em curso e do processo de reestruturação.”

Para ela é importante agendar esses encontros para que se possa discutir assuntos concernentes e estratégias de carreira. “O diálogo foi aberto, inclusive pelo fato de que o SINPECPF solicitou e-mails dos servidores presentes, de forma a poder personalizar o atendimento e abrir um canal de comunicação mais amplo.”

Palestra

A palestra “Como transformar o stress em um aliado” foi uma iniciativa da assistente social do Departamento de Polícia Federal, lotada na Superintendência Regional do Paraná, Ione Carvalho.

“A intenção foi trazer uma profissional experiente na área e que pudesse proporcionar um momento especial para repensar nossas atitudes, relembrar a luta diária e as dificuldades enfrentadas individualmente e, também, ao lado de nossos colegas de trabalho”, disse a assistente social.

Segundo ela, a grande maioria dos servidores que participaram do encontro gostou da palestra e puderam aproveitar o momento para ouvir os colegas.

“A mensagem da palestra foi produtiva. Nós temos que saber superar as dificuldades e não deixar que elas passem por cima de nossos sonhos”, declarou Walter Matos.