Nesta segunda-feira (7/02) o Governo Federal anunciou a abertura para as inscrições no programa Global Entry (GE). O programa foi criado para que o cidadão brasileiro possa ingressar nos Estados Unidos de maneira mais simplificada e rápida.

Nas palavras do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, a medida facilitará a entrada migratória dos viajantes aprovados no processo de registro e avaliação prévia, de maneira que estimule as interações acadêmicas e de turismo.

Os interessados já podem fazer sua inscrição pela plataforma do programa [link: bit.ly/_globalentry ]. Por meio do endereço eletrônico, os viajantes têm acesso ao passo a passo da inscrição. É preciso informar dados pessoais, como CPF e número do passaporte, além de preencher um questionário social.

Apesar da gestão do programa ser feita pela Autoria de Aduanas e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos, é importante relembrar ao cidadão que o pedido de adesão ao programa não substitui a exigência do visto, o que, por sua vez exige ao cidadão possuir passaporte.

O passaporte é um documento de viagem que identifica o cidadão em outros países, nele são registradas as entradas e saídas, vistos e autorizações.

Para os desinformados, dentre as diversas atividades desempenhadas pelo PECPF, o controle de emissão de passaportes e migratório é feito pelos servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.

A atividade é de grande importância que para a segurança do País, pois, por exemplo, evita a fuga de bandidos como o banqueiro Henrique Pizzolato ou mesmo rapto de crianças por documentação falsa. Outro bom exemplo acerca da atividade de fiscalização migratório foi a garantia do bom funcionamento dos aeroportos durante a Copa do Mundo no país.

Acreditando que o novo programa irá aumentar a quantidade de demandas para a Polícia Federal, o SinpecPF não pode deixar de enaltecer as atividades desempenhadas pela categoria do PECPF e relembrar a importância da atividade para a segurança nacional.

Para obter maiores informações sobre o procedimento para obtenção do passaporte, disponibilizamos o link abaixo:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro