Hoje, 20 de setembro, o SINPECPF completa sete anos de existência. Um sindicato “infante” que, por força da necessidade, tem atuado como gente grande em inúmeras batalhas pela valorização dos servidores administrativos da PF. Apesar da pouca idade, temos muito do que nos orgulhar. Histórias de lutas travadas por servidores que anseiam ver uma PF mais justa e eficiente, na qual todos, não apenas os “primos” mais antigos, sejam valorizados.

Nesses sete anos, o sindicato esteve diretamente envolvido na conquista de três reajustes salariais, na regulamentação da avaliação individual de desempenho, na extensão da atividade física aos servidores administrativos, na luta para que a categoria tivesse assento nos debates relativos à PF, no reconhecimento pelas demais categorias integrantes do órgão de que os administrativos possuem papel fundamental para a instituição e em diversos outros pleitos.

Tantas outras batalhas foram travadas no âmbito do Judiciário. A princípio, a atuação se dava apenas em questões relacionados à atividade funcional, mas o passar dos anos fez com que o sindicato estendesse a cobertura jurídica para todos os ramos do direito. Hoje, qualquer filiado pode contar com o auxílio dos advogados do SINPECPF para todo tipo de ação. Quantos não se beneficiaram?

Nossa maior luta, contudo, continua. Convictos de que o trabalho do servidor administrativo é diferenciado e de que a categoria precisa ser valorizada de acordo com sua importância, empreendemos esforços diários pela reestruturação de nossa carreira. Por fruto de nossa insistência – que alguns críticos descrevem como teimosia –, temos hoje um projeto em análise no Ministério do Planejamento, demanda essa que conta com o apoio expresso da Direção-Geral da PF, do Ministério da Justiça e de todas as entidades representativas de classe da categoria policial federal.

Essas conquistas, mais que ao SINPECPF, pertencem a cada um dos filiados que ajudaram a construir o que o sindicato é hoje. Sete anos se passaram desde o dia em que os servidores do Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Federal decidiram criar um sindicato que atuasse em prol das demandas específicas da categoria. Pioneiros que perceberam que apenas um sindicato verdadeiramente administrativo poderia empunhar as bandeiras da categoria com o afinco necessário.

Cabe agora a cada um de nós preservar este legado e trabalhar para que ele seja ampliado a cada dia. Ajudar a construir um sindicato mais forte é fortalecer o futuro da categoria. Parabéns, SINPECPF! Parabéns, servidores administrativos da PF!