Visando auxiliar os servidores administrativos a cumprir as metas individuais de participação em cursos de capacitação estipuladas para avaliação de desempenho, a PF está disponibilizando dois cursos por meio da Academia Nacional de Polícia – ANP.

O primeiro deles é sobre Visão Sistêmica e busca abordar diversos tópicos acerca do funcionamento da PF. O curso tem carga horária de 40h (exatamente o quantitativo exigido para a avaliação de desempenho) e será realizado à distância, através de material impresso, sendo destinado principalmente aos colegas que apresentam dificuldades de acesso à Internet. O material do curso será disponibilizado pelos SRH’s nas Superintendências Estaduais e pela CRH nos órgãos centrais.

O segundo curso, denominado Saúde e Prevenção a Doenças Ocupacionais, Módulo I – Alcoolismo, também com carga horária de 40h, será destinado a todos os servidores administrativos e também a colegas policiais. O conteúdo será totalmente ministrado à distância, via Internet, por meio da ANPNET (https://ead.dpf.gov.br)

Visão do SINPECPF – O sindicato aprova a iniciativa da PF em oferecer os cursos, mas continua sendo contrário ao tratamento dispensado pela Administração ao tema. Defendemos que os cursos não apenas sejam disponibilizados pela própria PF, como também que, caso precisem ser feitos fora do horário de expediente, que o tempo empreendido pelo servidor seja computado como hora-extra, como acontece na iniciativa privada.

Além disso, o sindicato espera ver disponibilizada maior gama de cursos, com conteúdo programático que realmente agregue valor profissional para a categoria, justificando-se assim atrelá-los à avaliação de desempenho. Do contrário, a vinculação torna-se despropositada, não podendo ser admitida.

Vale lembrar que o sindicato já ingressou com medida judicial contra a vinculação da avaliação de desempenho à realização dos cursos. Mais detalhes podem ser vistos no link abaixo:

http://www.sinpecpf.org.br/noticias/noticias/4023&ano_atual=2012