Os servidores públicos não tiveram um ano fácil. Da PEC dos Gastos à Reforma da Previdência, foram inúmeras lutas, muitas das quais continuarão ao longo do ano que vem. Visando somar forças para encarar os próximos desafios, o SINPECPF está se reunindo com diversas entidades de classe que representam categorias em situação parecida com a do PECPF.

Naturalmente, uma dessas categorias é o PECPRF, representada nacionalmente pela Ansal (Associação Nacional dos Servidores Administrativos da Polícia Rodoviária Federal). Tal qual ocorre com nossa categoria, os administrativos da PRF sofrem o assédio moral e o desvio de função de policiais, práticas que motivaram inúmeras denúncias da Ansal aos órgãos de fiscalização do governo.

Entre essas denúncias, destaca-se a que pede o fim da contagem de tempo especial para aposentadoria policial quando os policiais estiverem atuando em atividades administrativas. De acordo com a presidente da Ansal, Rejane Maria da Rosa, a manifestação final sobre o caso está próxima, podendo repercutir sobre a Polícia Federal.

Avanços no Congresso — O SINPECPF também tem mantido diálogos com os administrativos da Polícia Civil do Distrito Federal, categoria que conseguiu reestruturar seus cargos, mas que segue sem avançar em demandas que exigem apoio federal, caso do porte de arma e do direito a advocacia.

“Estamos dispostos a trabalhar em conjunto com o SINPECPF e servir como precedente para as demandas que a categoria de vocês ainda não obtiveram”, garante o presidente da Assaspc/DF (Associação dos Servidores Administrativos da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil do Distrito Federal), Wilmaque Oliveira.

As conversas com a Assaspc/DF abriram as portas do gabinete do deputado distrital Wellington Luiz (PMDB/DF), que se comprometeu a levar as demandas do sindicato aos deputados federais do PMDB. Além disso, o deputado propôs criar o Dia do Servidor Administrativo da Polícia Federal, como contraponto ao Dia do Policial Federal. “É uma forma de divulgar a importância de vocês e fazer com que a sociedade os conheça”, destacou.