Uma boa notícia para os servidores da Polícia Federal lotados no Distrito Federal: a partir desta segunda-feira (5), a categoria começará a ser vacinada em prevenção à Covid-19. É fundamental frisar que, atendendo aos apelos do SinpecPF, os servidores administrativos que estão atuando na linha de frente foram incluídos no programa de vacinação.

Como o primeiro lote de vacinas destinadas pelo Governo do Distrito Federal à PF inclui apenas 240 doses, o órgão decidiu fixar alguns critérios para decidir quem serão os primeiros vacinados. Os parâmetros escolhidos foram os seguintes:

1) policiais que fazem a escolta das vacinas;
2) servidores/colaboradores que fazem atendimento ao público e presos em local confinado;
3) policiais que foram para operações fora do DF em 2020/2021, por três vezes ou mais, e;
4) idade e exposição.

Ficam de fora da vacinação neste momento: 1) servidores que tiveram COVID-19 nos últimos 30 dias; 2) servidoras grávidas; 3) servidores que estão em teletrabalho, férias, licença para tratamento de saúde ou outro afastamento por longo período; e 4) servidores em missão fora do DF.

A vacinação ocorrerá em duas etapas, com 120 vacinados ao dia, sendo a primeira hoje (5), das 13h às 17h, e a segunda amanhã (6), das 8h às 12h. Clique aqui para acessar a lista dos selecionados. Para se vacinar, é necessário levar documento de identidade.

Conscientes da dificuldade e da responsabilidade em estabelecer uma ordem de prioridade, a DGP e a SR/DF antecipadamente pediram desculpas por eventuais equívocos na definição dos primeiros vacinados.

Outros estados já iniciaram a vacinação — A vacinação dos servidores administrativos não se restringirá ao DF, localidade que concentra a grande maioria de profissionais da categoria. Em alguns estados, o processo já está adiantado, caso de Goiás e Mato Grosso do Sul.

O início de abril também marca o começo da vacinação de administrativos em São Paulo. O sindicato segue lutando para que a categoria seja contemplada nos demais estados.

O SinpecPF entende as dificuldades para obter doses de vacinas neste momento tão delicado. Por isso, agradecemos o empenho do órgão nessa empreitada, especialmente da diretora de gestão de pessoal, Cecília Silva Franco, que se comprometeu desde o início a trabalhar para que os servidores administrativos que se encontram na linha de frente também fossem contemplados. Muito obrigado.