Servidor Público: “Pertencente ou destinado ao povo; à coletividade; relativo ao governo de um país; que é do uso de todos” são algumas das definições para o público, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Definições para serem lembradas nessa data que homenageia o funcionário público, a pessoa que foi legalmente empossada em um cargo do governo federal, de um estado ou cidade. Tudo começou em 1808, quando a família real portuguesa desembarcou no Brasil e organizou a máquina administrativa estatal. São, portanto, 204 anos de funcionalismo publico.

O nome “Barnabé” tem sua provável origem nos termos sírios bar nabid.  No Brasil, é sinônimo de funcionário publico. Isso surgiu a partir do personagem descrito na letra de um samba de 1947 de autoria dos compositores Haroldo Barbosa e Antonio de Almeida, que foi gravado para o Carnaval de 1948 por Emília Savana da Silva Barbosa, conhecida como Emilinha Borba. A letra dizia o seguinte: “Barnabé o funcionário/Quadro extranumerário/Ganha só o necessário/Pro cigarro e pro café/Quando acaba seu dinheiro/Sempre apela pro bicheiro/Pega o grupo do carneiro/Já desfaz do jacaré/ O dinheiro adiantado/Todo mês é descontado/Vive sempre pendurado/Não sai desse terêrê/Todo mundo fala/Do salário do operário/Ninguém lembra o solitário/ Funcionário Barnabé/Aí Aí Barnabé/Todo mundo anda de bonde/Só você anda a pé…”

De lá para cá, pouca coisa mudou. Mas a história mostra que são os servidores públicos os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.

Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei nº 5.936 de 28 de outubro de 1943.  Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos da União – Lei 8.112, a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor público federal.

No dia do servidor publico, é bom lembrar aos que negam e dificultam a reestruturação da carreira administrativa da PF que todos nós congregamos uma só instituição – a República Federativa do Brasil. A bandeira que defendemos é a de nosso país!