Na próxima semana, as consultas ao 1º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008, estarão disponíveis, segundo informou o supervisor nacional do IR do órgão, Joaquim Adir.

A consulta ao lote pode ser feita na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) na Internet ou pelo telefone 146. O contribuinte terá de informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) para saber se estará incluído no lote.

Segundo Adir, a expectativa é de que a maioria das restituições nesse lote seja para contribuintes com mais de 60 anos, em cumprimento ao Estatuto do Idoso, mas que outros contribuintes também deverão estar incluídos. Recebe primeiro quem mandou a declaração mais cedo pela internet, sem erros ou omissões.

Os recursos estarão disponíveis no banco a partir do dia 16 deste mês. As restituições são pagas entre junho e dezembro, sendo um lote por mês. As datas marcadas dos próximos lotes são as seguintes: 15 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro.

Neste ano, serão sete lotes, pagos entre junho e dezembro. A Receita Federal recebeu 24,2 milhões de declarações até o prazo final de declaração no início de maio.. Foram 23,907 milhões pela Internet e cerca de 300 mil em formulário.

Quem não declarou dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. A entrega para os atrasados ocorre também no site da Receita – o valor da multa sobe 1% a cada mês. No ano passado, foram recebidas 740 mil declarações atrasadas.

(Com informações do Correio Braziliense e do G1)