Um passo importantíssimo para a valorização da categoria administrativa foi dado na última semana. Após extensa negociação com o SinpecPF, a Direção-Geral da Polícia Federal encaminhou formalmente ao Ministério da Segurança Pública anteprojeto de lei que propõe a correção da amplitude remuneratória do PECPF.

Conforme apontado há anos pelo SinpecPF, a baixa amplitude remuneratória — diferença salarial entre o final e o início da carreira — está diretamente ligada ao grande êxodo de servidores da categoria. A proposta acordada com a Direção-Geral prevê a correção da situação atual tendo como parâmetro a amplitude remuneratória verificada na categoria policial.

Pela proposta, a diferença salarial verificada entre cada padrão da carreira administrativa subiria de 0,47% para 2,45% nos cargos de Nível Intermediário, e de 1,99% para 2,45% nos cargos de Nível Superior. Essa alteração possibilitaria um significativo ganho salarial no final da carreira, especialmente para os cargos de Nível Intermediário, cuja remuneração do último padrão saltaria dos atuais R$ 5.298,82 para R$ 7.855,52.

Em sua última reunião com o SinpecPF, realizada em outubro, o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, classificou a proposta como medida emergencial para conter a saída de talentos da categoria administrativa. “Não consideramos a proposta como um reajuste propriamente dito, mas como uma resposta ao êxodo de servidores administrativos”, explica o diretor. “Vamos defender o reajuste como forma de combate ao desvio de função de policiais federais”, completou.