Uma operação da PF (Polícia Federal) contra o tráfico internacional de drogas resultou na prisão de ao menos 14 pessoas, nesta terça-feira, de acordo com balanço parcial. Os policiais cumprem, em seis Estados, 80 mandados de busca e de prisão.

A chamada operação Kolibra ocorre em São Paulo, no Rio, na Bahia, no Pará, em Mato Grosso em Mato Grosso do Sul. A PF ainda não detalhou onde ocorreram as prisões e se todas tiveram como base os mandados –há possibilidade, ainda, de prisões em flagrante.

De acordo com a PF, a ação foi desencadeada depois que informações enviadas pela polícia da Alemanha apontaram que libaneses radicados no Brasil operavam um esquema de tráfico internacional de drogas. A quadrilha comprava cocaína em países vizinhos e transportava para Estados Unidos, Europa e África.

Contêineres em navios cargueiros eram usados para traficar a droga. Parte da cocaína também era enviada ao exterior por meio de “mulas”, pessoas aliciados para transportar a droga junto ao corpo e nas suas bagagens.

Investigação

De acordo com a PF, durante as investigações –que duraram dois anos–, um trabalho de cooperação internacional com as polícias da Espanha, de Portugal e da Bélgica prendeu 54 pessoas com suposta ligação com a quadrilha. No total, 3,4 toneladas de cocaína foram apreendidas.

A polícia estima que o grupo tenha movimentado mais de um milhão de euros e US$ 800 mil.

Vinte inquéritos foram instaurados para investigar a quadrilha. Para a Polícia Federal, um dos desafios dos investigadores foi monitorar os envolvidos com a quadrilha, que se comunicavam em diversas línguas. Os presos deverão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o narcotráfico, além de lavagem de dinheiro.

da Folha Online