A Operação Saúva, da Polícia Federal, prendeu nesta sexta-feira 30 pessoas envolvidas num esquema de fraude em licitações públicas.

A PF cumpriu 64 mandados de busca e apreensão e ordens de prisão nos Estados do Amazonas, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

Entre os presos estão dez homens do Exército, empresários, um assessor do vice-governador do Amazonas e o subsecretário da Secretaria de Fazenda do Estado.

Durante as investigações foram apuradas práticas contínuas de criação de empresas, do ramo alimentício, para participar diretamente nas licitações públicas, ora para compor o processo licitatório como coadjuvantes na formação de número de concorrentes.

Segundo a PF, foram criadas cerca de 30 empresas beneficiadas em processos licitatórios, sendo que 19 delas movimentaram em torno de R$ 354 milhões nos últimos seis anos, declarando ao fisco receitas na ordem de R$ 27,7 milhões no mesmo período.

O suposto esquema contava com a colaboração de duas lobistas para cooptação, tráfico de influências e corrupção de servidores públicos. Além disso, o principal empresário envolvido no esquema usava identidade falsa.

Ao menos 200 policiais federais e 34 servidores da Receita Federal participam da operação.

Folha On-line