A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (6/12) a Operação Câmbio Livre que tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa que atuava em fraudes em licitações de medicamentos e no envio ilegal de dinheiro para o exterior. Cerca de 100 policiais federais cumprem mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Toledo(PR).

As investigações da PF, que duraram seis meses, levaram a um grupo formado por empresários de laboratórios farmacêuticos, representantes comerciais de medicamentos e doleiros. De acordo com a PF, com o auxílio de servidores públicos, o grupo combinava os preços a serem oferecidos nas disputas dos processos de licitação para aquisição de produtos farmacêuticos.

A combinação resultava na determinação antecipada de quem sairia vencedor em cada licitação, sem verdadeira concorrência entre os fornecedores. O grupo participou de processos em prefeituras, secretarias estaduais e entidades públicas.

A quadrilha também trabalhava em um esquema de comércio ilegal de moeda estrangeira e evasão de divisas realizado por duas grandes casas de câmbio que funcionavam em Belo Horizonte. Cerca de R$ 1,5 milhão foram enviados ou trazidos do exterior por meio de contas bancárias nos Estados Unidos e contas abertas em nome de laranjas no Brasil. Somente no período de duração da investigação, essas duas casas de câmbio realizaram mais de três mil operações com moeda estrangeira.

do UOL