O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne hoje à tarde no Palácio do Planalto com o ministro Márcio Thomaz Bastos, para definir quem o sucederá no Ministério da Justiça. Bastos já anunciou que deixará o cargo e os mais cotados para substituí-lo são o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence e o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro. Também será discutido quem substituirá o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda.

Para a PF, Lula quer um nome do grupo de Paulo Lacerda, que considera ter feito uma boa gestão. Os mais cotados são os delegados Renato Porciúncula, diretor de Inteligência, e Zulmar Pimentel, diretor-executivo. O superintendente em São Paulo, Geraldo José Araújo, por ter um bom relacionamento com Bastos, corre por fora na disputa.

Conselho

A primeira reunião do conselho político da coalizão que apoiará o presidente Lula ocorrerá na próxima quarta-feira. Segundo o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, oito partidos participarão do encontro com Lula: PT, PMDB, PSB, PDT, PCdoB, PR, PRB e PV. A reunião terá como objetivo discutir a regulamentação do conselho. A partir da reunião, Lula começará a definir quais ministérios os partidos vão ocupar. PP e PTB, por enquanto, ficam fora do conselho e integram a coalizão com o apoio das bancadas no Congresso.

O PP expressou ao governo o desejo de integrar o conselho político. Segundo o ministro, a primeira reunião do conselho pode discutir a sucessão na Câmara, caso o tema seja proposto. “A bancada do PT não é mais alvo de enquadramento. A bancada tem autonomia e está dentro de sua responsabilidade colocar um nome para presidir a Câmara”, disse o ministro.

Correio Braziliense

7/12/2006