Apesar de ainda permanecer o impasse sobre a reestruturação do PECPF, o que até então continua sem resposta por parte da Polícia Federal e seu interesse em unificar o categoria com outros cargos, o SinpecPF não deixou de se certificar de outras demandas de interesse e voltadas para a categoria.

Uma destas demandas é a questão do plano de saúde de autogestão da Polícia Federal. Sobre o tema, o Presidente João Luis foi convidado para participar de uma reunião na tarde de segunda-feira, dia 12/7, situação em que pode tratar com a direção do órgão sobre a criação da entidade que ficará encarregada de gerir o novo plano de saúde.

A princípio, a associação seguirá o rito de fundação como de qualquer entidade, onde, sua diretoria executiva inicialmente composta será provisória. A partir da fundação desta entidade, após aprovação estatutária, serão convocadas eleições dentro de um prazo para preencher os cargos de diretoria executiva, conselho fiscal e, eventualmente, representação estadual.

A Diretoria Executiva Provisória desta associação será composta pela direção e servidores da própria PF.

O objetivo desta entidade é gerir a contribuição para manutenção do plano, seja por meio de coparticipação e/ou mensalidade, per capita ou mesmo do orçamento destinado ao plano, sem ser confundido com o orçamento da Funapol.

O lançamento do novo plano de autogestão da Polícia Federal está previsto para o mês de dezembro de 2022. A expectativa é que mesmo com a coparticipação o plano seja vantajoso para os servidores.

Na reunião ficou acordado de que em breve nos serão enviados material publicitário com mais detalhes do plano.
O SinpecPF continuará acompanhando a criação da entidade e sua gestão, bem como do procedimento para implementação dos planos a serem criados.