As entidades representativas dos servidores da Polícia Federal expressaram insatisfação com a proposta de reestruturação apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).

Apesar de reunir inicialmente policiais federais e servidores administrativos em torno de um projeto de reestruturação, a proposta atual desconfigura a minuta inicial, excluindo os administrativos e quebrando a paridade entre policiais aposentados e da ativa, além disso, diminui a atratividade dos cargos de ingresso para novos servidores o que poderia comprometer a competitividade da instituição.

As entidades rejeitam a justificativa de dificuldades orçamentárias e destacam a significativa perda salarial dos servidores da Polícia Federal nos últimos anos e enfatizam o papel crucial desempenhado pelos servidores no combate a facções criminosas, crimes ambientais, desvio de recursos públicos e fiscalização.

Criticam a falta de reconhecimento e respeito do Governo Federal, ressaltando a necessidade de medidas efetivas de valorização, diante da intransigência do governo, os servidores pedem uma reestruturação justa e coerente, comprometendo-se a não medir esforços para alcançar esses objetivos.

A nota conjunta pode ser lida na integra clicando aqui: 2023.11.28 – Nota conjunta das Entidades de Classe da PF – Recomposição salarial Polícia Federal – 28-11-2023.docx (1)