Com a alta da inflação e dos juros o número de brasileiros endividados vem crescente nos últimos meses. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o percentual de famílias que relatam ter dívidas a vencer chegou aproximadamente 75%.

Com os servidores públicos esta situação não é diferente. No caso dos servidores do PECPF o desgaste da remuneração em decorrência da alta inflação e falta de reajuste salarial desde 2016, tem afetado o sustendo da categoria. Além disto, a pouca expectativa de progresso remuneratório (míseros 11,64%) ao longo da evolução na carreira, corrói ainda mais a remuneração, já que a progressão média de tempo até o final da carreira pode alcançar longos 25 anos.

A título de curiosidade, atualmente uma parcela considerável das demandas do setor jurídico do SinpecPF são propostas por filiados que visam minimizar de alguma forma o desgaste salarial. Seja por pedido de revisão de contrato de empréstimo, aluguel, financiamentos ou mesmo pedido de exoneração de pensão (já que este último acaba pesando no sustendo próprio), os filiados buscam assessoria jurídica da entidade para tentar frear a corrosão salarial.

Por estas e outras situações é que SinpecPF relembra aos filiados que o Setor Jurídico encontra-se a disponível para os filiados que sentirem lesados por eventuais abusos contratuais de multa e juros, ou qualquer outra demanda voltada para a vida cível.

Aproveitando este gancho acerca da corrosão salarial, vale mencionar o Feirão Serasa Limpa Nome 2021. Esta é uma oportunidade interessante para negociar dívidas atrasadas e iniciar o próximo ano com um planejamento financeiro.

O evento é voltado para quem está com as contas atrasadas e pretender renegociar as dívidas por intermédio do Serasa. Os descontos oferecidos no feirão podem alcançar até 99% da dívida e são oferecidas por diversas empresas de seguimentos distintos, tais como de telefonia, bancos, lojas varejistas, faculdades, entre outras.

De acordo com o manual “tira dúvidas sobre o Limpa Nome” diversas empresas conveniadas ao Serasa fornecem condições diferenciadas para pagamento da dívida. É possível negociar dívidas negativadas ou contas atrasadas (não negativadas), lembrando que dívidas vencidas há mais de 5 anos não são negativadas.

O feirão está acontecendo simultaneamente em diversos estados e pode ser conferido pelo site do Serasa, pelo aplicativo de celular, nas agencias do Serasa ou Correios.

Vale sempre lembrar para que fiquem atentos também para eventuais fraudes apresentadas por golpistas que se passam por negociadores das empresas.