Ciente das grandes responsabilidades que terá pela frente com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 em solo brasileiro, a Polícia Federal já começa a se preparar. Nesta quarta-feira, em mensagem publicada na Intranet do órgão, o diretor-geral informa que a Academia Nacional de Polícia irá ministrar cursos de capacitação para os servidores que se voluntariarem a trabalhar durante os eventos esportivos citados.

Os interessados deverão preencher formulário disponível na Intranet até o dia 29 de outubro de 2010.

No formulário, o servidor deve manifestar-se quanto ao desejo de trabalhar nas ações de segurança, assim como as áreas de interesse, devendo escolher duas opções. Também é necessário informar o cargo e a lotação, além de responder outras questões. A partir desse cadastro, de acordo com as áreas de especialidade, serão selecionados os servidores que receberão capacitação específica, inclusive em idiomas, para a atuação durante os eventos. Segundo a mensagem, esta será apenas a primeira etapa do processo de capacitação, e nela será dada preferência aos servidores que manifestarem seu desejo em atuar durante os eventos.

É preciso salientar que os servidores que se voluntariarem estarão assumindo um compromisso em trabalhar durante os jogos. Porém, o cadastramento não obriga a Administração a designar determinado servidor para qualquer um dos eventos citados.

O SINPECPF espera que as ações não parem por aí. Em 2007, durante os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, o suporte as atividades da Polícia Federal quase entraram em colapso em função do baixo número de servidores administrativos atuando à época. Desta forma, a seleção de novos servidores para a categoria se faz urgente, assim como a reestruturação da carreira, pois somente esta medida pode por fim ao êxodo dos atuais servidores e tornar a carreira atrativa para novos profissionais.