O SINPECPF participou, na tarde de ontem (09), de reunião com representantes das principais entidades de classe da Polícia Federal, ocorrido na sede da Associação dos Servidores da Polícia Federal do DF (Diref). Durante o encontro – promovido para debater uma ação conjunta para a comemoração do 67º aniversário da PF, no dia 28 de março –, uma constatação geral veio à tona: é preciso haver mais união entre as diferentes categorias que compõem o órgão.

Em uma instituição multifacetada como a Polícia Federal, é natural que existam interesses opostos entre determinadas categorias – algo evidenciado pelos recentes debates da Lei Orgânica. Contudo, o atual clima de desunião deixa todos os representantes de classe preocupados, pois as brigas internas têm impossibilitado conquistas de interesse mútuo, tamanha a dificuldade de deixar diferenças de lado para dialogar demandas coletivas.

O SINPECPF defende que a aproximação entre as categorias não se restrinja aos discursos. É chegada a hora de colocá-la em prática, fortalecendo a luta pelas reformas estruturais das quais a Polícia Federal tanto necessita.

Tal sentimento não é compartilhado apenas por representantes classistas. A própria direção-geral do órgão defende que as entidades atuem unidas em questões como a do reajuste salarial – para a qual o diretor-geral propõe que as entidades elaborem nova tabela de forma conjunta, para que esta possa ser endossada pela instituição junto ao governo.

Que a reunião de ontem seja a primeira de muitas, e que as discussões não se atenham a eventos e festividades. Em momento como este, no qual o governo defende cortes de gastos, com aval de boa parte da imprensa, a união de todas as categorias da Polícia Federal é imprescindível para que as reivindicações necessárias para preparar o órgão para a atuação nos eventos internacionais que se avizinham de fato transformem a Polícia Federal em referência mundial em segurança pública.