Em tempos em que o noticiário nacional é dominado por reportagens sobre o desequilíbrio fiscal das contas governamentais, é com orgulho que o SINPECPF informa aos filiados que as contas do sindicato estão no azul — e sem precisar de “PEC 241” nenhuma para tanto. A receita do sucesso do sindicato é simples: gestão eficiente e comprometimento com o interesse dos sindicalizados.

O balanço positivo dos primeiros meses da atual gestão foi atestado pelo Conselho Fiscal, que se reuniu na sede do SINPECPF entre os dias 3 e 7 deste mês para examinar as contas da entidade. Durante o trabalho, ficou constatada economia de R$ 110 mil durante o período, reserva que a diretoria espera empregar na compra de sede própria para o sindicato.

Como explica o presidente Éder Fernando da Silva, o superávit é fruto do saneamento das despesas do sindicato. “Não cortamos serviços nem desvalorizamos funcionários. O que fizemos foi reorganizar as despesas e cortar o que era supérfluo”, aponta.

A economia não impediu que o sindicato investisse em melhorias estruturais. Além da mudança do local da sede — aproximando-se do Ed. Sede —, houve a troca do veículo do sindicato e a compra de equipamento de videoconferência, aquisição com a qual o SINPECPF espera revolucionar a comunicação com os filiados dos estados.

A próxima reunião do Conselho Fiscal será no primeiro semestre de 2017. “Decidimos nos reunir semestralmente para garantir aos filiados uma fiscalização séria e atuante”, explica o conselheiro fiscal Eugênio Moreira Filho. Também em 2017 será realizada Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas, conforme o inciso IV do Art. 19 do Estatuto, com base nos pareceres do Conselho Fiscal.

Transparência como lema — Quem também pode (e deve) fiscalizar as contas do sindicato é VOCÊ, filiado do SINPECPF. Os balancetes da atual gestão seguem sendo publicados periodicamente neste link, e podem ser acessados por todos os filiados cadastrados.

Como os balanços ainda são inseridos manualmente no site, existe um pequeno intervalo entre o último publicado e a data atual. Mas o sindicato espera mudar isso em breve. “Nosso próximo investimento será na integração de nossos sistemas ao site. Englobará desde o voto eletrônico até a prestação de contas em tempo real, com cada gasto sendo imediatamente lançado em nossos balanços online”, revela o presidente, mostrando que o sindicato está antenado com o conceito de accountability que vigora na Administração Pública moderna. “Transparência é o nosso lema”, enfatiza.

Gastos da gestão anterior O sindicato informa ainda que os balanços da gestão anterior já se encontram publicados no site. A intenção é promover Assembleia Geral Ordinária para apreciação das contas após reunião do antigo Conselho Fiscal para produção de parecer sobre as mesmas, encontro esse previsto para o final de outubro.