Com objetivo aperfeiçoar e traçar metas para uma relação mais eficiente entre o Sindicato, seus filiados e a sociedade, a diretoria do SINPECPF participou do 1º Encontro de Comunicação Sindical da CUT-DF, realizado pela entidade nos dias 14 e 15 de março.

 O encontro reuniu profissionais e especialistas na área sindical que trabalham no segmento da comunicação. Eles abordaram temas como a importância da Comunicação para a disputa da hegemonia, a importância da Comunicação Sindical para a garantia dos direitos e conquistas das categorias, e a importância da assessoria de imprensa no sindicato, entre outros assuntos.

Nos dois dias de encontro à diretoria do SINPECPF assistiu às palestras de representantes sindicais da CUT, conheceu trabalhos realizados em TVs, Rádios Comunitárias, Jornais voltados para a informação e conscientização do sindicalizado, além de participar de debates que tiveram como propósito aprimorar os métodos que vem sendo utilizados pelas entidades.

“Temos que trabalhar para garantirmos nosso espaço na comunicação e nos solidificar para formarmos uma rede de comunicação justa”, afirmou o Coordenador Geral da Agência de Cultura e Comunicação Comunitária, José Luiz do Nascimento Sóter.

A presidente Hélia Cassemiro, a Diretora de Comunicação Social Elisabete Saraiva, e o Diretor Jurídico Walter Matos, participaram do evento. A assessora de comunicação Renata Leite e a auxiliar administrativo do Sindicato Socorro Viana, também assistiram ao encontro. Os temas expostos estão sendo transmitidos aos demais membros da diretoria e aos funcionários do Sindicato com objetivo ampliar o conhecimento adquirido e tornar mais eficiente o trabalho do SINPECPF.

“Além do conhecimento que a gente adquiriu desses especialistas, estamos mais certos que a comunicação entre entidade e sindicalizado e a comunicação alternativa são formas que as entidades, os movimentos sociais têm de se manifestar e defender a causa sem o cerceamento da hegemonia dos grandes grupos de comunicação. A informação precisa e deve ser praticada diariamente por todos” avaliou Hélia Cassemiro.

Para a diretoria de Comunicação Social Elisabete Saraiva, investimentos na área de comunicação são importantes não só para informar o sindicalizado acerca das atividades e reivindicações, mas para ampliar o nível de conhecimento em educação e cultura. “Isso facilita a conscientização do sindicalizado. É preciso lembrar que uma boa comunicação exige um bom investimento financeiro, mas acredito que estamos no caminho certo” frizou.  

A diretoria do SINPECPF sugere aos filiados que procurem ler, assistir programas de TVs e Rádios comunitárias, conhecer atividades que possam expandir seu conhecimento nos campos sociais. “Dessa forma adquirimos a verdadeira noção do quanto uma pessoa consciente e participativa é fundamental para as conquistas da nossa categoria” encerrou Hélia Cassemiro.

Os temas do encontro foram debatidos pelo Secretário de Imprensa da CUT/DF – Cícero Rola, pelo ex-secretário Nacional de Comunicação da CUT e atualmente 1° tesoureiro da CUT Nacional – Antonio Carlos Spis, a Jornalista da CUT/RJ – Cláudia Santiago, a presidente da CUT/DF – Rejane Pitanga, o ex-dirigente da CUT – Vito Gianotti, a Assessora de comunicação política do CFMEA – Camila Valadares, pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, Romário Schettino, o Coordenador Geral da Agência de Cultura e Comunicação Comunitária – José Luiz do Nascimento Sóter, e pelo Diretor Administrativo e Financeiro da TV Cidade Livre (canal comunitário de Brasília).  

ENCAMINHAMENTOS

Ao fim do segundo dia do Encontro, foram listadas algumas ações tiradas ao longo do evento e que serão encaminhadas à executiva da CUT-DF. São elas:

1.Criar um coletivo de comunicação entre a CUT-DF e os sindicatos filiados;

2.Implantar na CUT-DF uma rádio comunitária e, posteriormente, uma tv comunitária, com espaço para assuntos de todas as categorias;

3.Criar um jornal mensal para a CUT-DF e também nos sindicatos;

4.Implantar um boletim eletrônico diário em todos os sindicatos e na CUT-DF;

5.Colocar link da TV e da rádio comunitária nos sítios dos sindicato e da CUT-DF;

6.Estimular a integração dos sindicatos com a CUT-DF;

7.Agendar um debate com a CUT Nacional sobre os novos espaços de comunicação;

8.Reestruturar o sito da CUT-DF de forma que este abranja toda a demanda da comunicação da Central.  

Comunicação Social do SINPECPF, com informações da assessoria de imprensa da CUT-DF