Quando assumiu o comando do SINPECPF em 2010, a atual diretoria definiu rota no sentido de buscar a valorização profissional do servidor administrativo, combater a discriminação existente dentro da Polícia Federal e reaver a confiança da categoria em nossa instituição sindical.

Nessa caminhada, obtivemos importantes conquistas. Com relação à reestruturação: convencemos o Ministério da Justiça a encaminhar formalmente nosso projeto ao Ministério do Planejamento. Atestamos a constitucionalidade do pleito, com apoio do jurista e ex-ministro do STF Ilmar Galvão.

Conquistamos o apoio do Advogado-Geral da União, Luiz Inácio Adams e convencemos o secretário Sérgio Mendonça sobre a necessidade da reestruturação, restando definir como o processo será efetivado.

Também em nossa gestão mudamos por completo a relação com os parlamentares, garantindo assento nos principais debates sobre a PF com o mesmo tratamento dispensado aos colegas policiais.

Tivemos atuação destacada nos debates referentes à Lei Orgânica – se no começo achavam que sequer deveríamos ser ouvidos, no final estávamos no centro do debate.

Participamos de diversas audiências públicas, nas quais denunciamos a terceirização irregular e os desvios de função que acometem a PF.

Lutamos pela instituição de Indenização de Fronteira, projeto que já está no Congresso. Graças a nosso empenho, os valores propostos são iguais aos dos colegas policiais.

Na luta pela reestruturação, produzimos vídeo que contém o apoio expresso de setenta parlamentares.

Também foram conquista da atual Diretoria: a extensão da atividade física para os servidores administrativos; a possibilidade de opção pela escala de sete horas corridas; a adoção de padrão único para os crachás da PF; a permissão para que a categoria passe a ostentar o emblema da instituição; o registro formal do sindicato junto ao Ministério do Trabalho.

Foi também graças a nossos esforços que o processo da GDATA saiu do limbo para transitar em julgado em favor dos aposentados.

Trabalhamos no sentido de reaproximar a categoria do sindicato, resgatando a confiança no SINPECPF. Para tanto, descentralizamos as decisões, afastando o sentimento de exclusão dos colegas de fora do DF. Nesse sentido, procedemos em visitas aos estados para conversar cara a cara com os filiados, dando a atenção devida.

Fortalecemos nossa presença Brasil afora, aumentando de 13 para 26 os estados com representação do SINPECPF. Estamos agora em todo o país.

Empreendemos sério controle de despesas e regularizamos as finanças do sindicato. Isso sem contar com aumento de receitas. Assumimos o sindicato sem registro e com a rubrica congelada, mas mesmo assim quitamos as dívidas herdadas e trocamos todos os computadores do sindicato por equipamentos mais eficientes. Tudo sem comprometer as demais atividades.

Demos início a repasse anual para ajudar os estados em suas confraternizações de final de ano. Os valores ainda estão aquém do ideal, mas o primeiro passo foi dado. Pretendemos seguir ampliando o repasse, como já temos feito ano a ano.

As despesas são hoje detalhadas ao máximo, disponíveis no site oficial do SINPECPF, visando à transparência.

Em nossa gestão, ampliamos a participação dos colegas em nosso site institucional, dando espaço também aos críticos de nosso trabalho. De forma transparente, a categoria nunca esteve tão bem informada sobre as atividades desenvolvidas pelo SINPECPF.

Confeccionamos agendas personalizadas e distribuímos camisetas aos filiados de todo o país, ratificando o caráter nacional do sindicato.

Criamos calendário que estampa as atribuições e os rostos da categoria, servindo como verdadeiro outdoor dos valores do SINPECPF.

Promovemos verdadeira revolução no departamento jurídico, não apenas trocando o escritório de advocacia contratado – que agora é acessível e responde prontamente –, mas estendendo o atendimento para ramos do direito privado, inclusive para dependentes, isso em todo o país. O escritório passou a acompanhar também as reuniões com o governo, dando consultoria jurídica in loco. Agora os filiados conhecem os advogados do sindicato e sabem que podem contar com eles.

Capitaneamos belíssimo movimento grevista em agosto de 2012. Com ele, obtivemos grande repercussão na mídia, apresentando os ADMINISTRATIVOS DA PF ao Brasil. Provamos para nós mesmos que, unidos, podemos fazer a diferença, empreendendo manifestações originais que até hoje estão sendo copiadas por outras categorias.

Temos consciência de que ainda serão necessários muitos passos para alcançar a valorização que tanto almejamos. Mas, como confirmam esses 33 meses de gestão, NÓS ESTAMOS NO CAMINHO CERTO. Queremos agora seguir adiante, com o apoio de toda a categoria, para empreender projetos como:

  • Criação de informativo impresso para os aposentados;
  • Instituição de fundo de greve;
  • Ampliação dos canais de atendimento ao filiado;
  • Melhoria contínua do atendimento jurídico, inclusive com a possibilidade de contratação de escritórios em cada região do país;
  • Ampliação da presença nos estados, com mais apoio aos representantes;
  • Luta pela implementação das Funções Comissionadas Técnicas – FCTs;
  • Luta pela instituição do porte de arma;
  • Reforço na batalha pela reestruturação de nossa carreira;
  • Debater com os representantes a viabilidade de alugar imóvel em Brasília para servir de alojamento para os filiados que estiverem a serviço do DPF na cidade.

 

Além disso, daremos continuidade aos projetos já empreendidos.

A chapa “NO CAMINHO CERTO” deixa aqui seu recado, com a certeza de ter contribuído para o legado do SINPECPF. Não fosse assim, diferentemente de quando assumimos, quando ninguém mais quis se candidatar, não teríamos hoje concorrentes interessados em levar adiante o bom trabalho que fizemos.

Você conhece nosso trabalho. Você confia. Portanto, não troque o CAMINHO CERTO pelo duvidoso.

 

Diretoria-Executiva:

Presidente – Leilane Ribeiro de Oliveira (DF)

Vice Presidente – João Luis Rodrigues Nunes (GO)

Secretário Geral – Valdinar de Araujo Rocha Júnior (DF)

Diretora Financeira – Laira Giacomett de Carvalho (RO)

Diretor Jurídico – Iran Ferreira Miranda (DF)

Diretor de Administração e Patrimônio – Samuel Pretto Alves (MS)

Diretor de Assuntos Parlamentares – Adailton Gomes Pereira Júnior – (DF)

Diretora de Comunicação Social – Juliana do Patrocínio (DF)

Diretor de Apoio aos Aposentados e Pensionistas – Maria Leuda Monteiro da Silva (AC)

Diretora de Assistência Social – Jeniffer Maria Picanço Costa (AP)

 

Conselho Fiscal:

Maria das Graças Cunha de Aguiar (GO)

Flávia Elisabete de Azevedo Matte (SC)

Ronaldo Corrêa (SE)

 

Suplentes:

Francisco de Assis da Silva (DF)

Alice Gomes Guimarães Areque (AM)

Jacqueline Rodrigues Fernandes (DF)