São Paulo – O governo brasileiro colocou à disposição nesta terça-feira um simulador que ajudará os servidores públicos a calcular quanto tempo falta para a aposentadoria e também diversas possibilidades para receber o benefício.

Segundo a assessoria da Controladoria-Geral da União (CGU), o sistema poderá ser consultado por cerca de um milhão de servidores públicos federais, dos três poderes, além de 4,5 milhões de trabalhadores municipais e estaduais.

O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, afirmou que o simulador foi desenvolvido inicialmente como um instrumento de auditoria, mas pareceu tão útil que decidiram expandir sua utilização para todos os funcionários públicos.

“Até por conta da complexidade atual do emaranhado de regras que regem as aposentadorias do servidor público, tantas foram as sucessivas emendas constitucionais a respeito”, disse Hage, por meio da assessoria.

O sistema leva em conta todas as alterações feitas na Constituição desde a Reforma da Previdência de 1998 e fornece ao trabalhador as regras constitucionais de aposentadoria e a data provável, de acordo com os dados informados, em que ele poderá se aposentar.

No entanto, a CGU ressalta que a ferramenta não tem eficácia jurídica e nem pode ser utilizada como documento para iniciar o processo de concessão do benefício ou do abono de permanência.

A novidade está disponível no site da CGU (www.cgu.gov.br/simulador). Um manual de utilização disponível na página explica passo a passo quais os dados que devem ser informados.

As informações são do Terra

(Fonte: Jornal O Dia)