Começa na próxima sexta-feira uma campanha de esclarecimento do Ministério da Justiça sobre o recadastramento de armas de fogo. O prazo do recadastramento foi estendido até 2 de julho de 2007. O cidadão que não regularizar sua situação passará a cometer crime de posse ilegal de arma de fogo.

A finalidade da campanha, com o slogan “Arma legal só com registro federal”, é alertar sobre a obrigação do registro, prevista no Estatuto do Desarmamento. Hoje, há pessoas que têm cadastro na Polícia Civil e outras na Polícia Federal. A partir de julho o cadastro será único e sob coordenação da Polícia Federal. Além de documentos, quem tem registro de posse de arma terá que se submeter a testes psicológicos e de visão em clínicas cadastradas.

Haverá um link na internet (www.dpf.gov.br) para o recadastramento, onde serão colocadas as informações necessárias: documentação por categoria, psicólogos credenciados e instrutores de tiro, além do requerimento a ser preenchido e a Guia de Recolhimento da União (GRU). Somente depois de serem aprovados a posse e o porte de arma pelo DPF é que o cidadão deverá pagar a GRU (taxa de R$300 por arma de fogo).

O Globo