A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará na segunda-feira (19), com o apoio da Pastoral Carcerária Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma videoconferência para diagnosticar os principais problemas do sistema prisional brasileiro. O evento ocorrerá das 9 às 12 horas, por meio do sistema Interlegis.

“A onda de violência que tomou conta de São Paulo no mês passado mostrou que a maneira que o Estado tem cuidado dos presos não é eficiente. Isso não é um problema só de São Paulo. Queremos discutir, juntamente com o Poder Público, os problemas do cárcere em todo o Brasil, tentar entendê-los para buscarmos propostas de como lidar com eles”, explicou o presidente da comissão, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

Foram convidados a participar o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (órgão do Ministério da Justiça), Maurício Kuehne; o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Cláudio Mariz de Oliveira; as comissões de direitos humanos dos estados; as pastorais regionais; juízes e promotores que trabalham diretamente com o sistema prisional.

da Agência Câmara