Um passo significativo para o reconhecimento do valor do servidor administrativo foi dado ontem (10) pela Academia Nacional de Polícia (ANP). Pela primeira vez na história, a instituição reservou espaço no curso de formação dos policiais federais para falar sobre a importância do servidor administrativo para a PF. A tarefa coube aos colegas técnicos em assuntos educacionais Eduardo Schneider e Valdinar Júnior, que tiveram 45 minutos para traçar panorama sobre a carreira.

A reportagem do SINPECPF acompanhou a palestra, acompanhada por aproximadamente 400 alunos dos cursos de formação para escrivão, papiloscopista e delegado federal. Adotando linguagem simples e didática, a apresentação destacou o papel do servidor administrativo, elencando algumas das atribuições que competem à categoria e deixando claro que o PECPF está presente — direta ou indiretamente — em praticamente todas as atividades executadas pela PF.

A trajetória histórica da categoria teve sua linha traçada durante a palestra. Os antigos administrativos (os ADMs, como frisaram policiais antigos ali presentes) foram lembrados e reverenciados. Schneider explicou que a criação do PECPF aconteceu como primeiro passo para diferenciar a categoria do restante do serviço público e que o processo agora deve continuar com a modernização das atribuições dos servidores, seguida da consequente reestruturação da carreira.

Como não poderia deixar de ser em uma palestra com tal tema, o desvio de função de policiais foi abordado e criticado. Os palestrantes explicaram que o melhor cenário para a PF é aquele no qual cada categoria executa as atividades que lhe competem e para as quais foram selecionados e/ou capacitados, não sendo eficiente que policiais atuem como administrativos e vice-versa. Para tanto, destacaram ser necessário o reforço dos quadros da categoria administrativa, que hoje possui contingente muito abaixo do ideal.

O diretor da ANP, Sérgio Lúcio Pontes, exaltou a iniciativa, afirmando que se trata de um pequeno passo da instituição em busca da correta valorização do servidor administrativo. “Sem o administrativo, a PF não funcionaria”, pontuou. Ele destacou ainda que neste ano, pela primeira vez, servidores administrativos recém-empossados serão formados pela ANP, outra iniciativa que visa reforçar a importância da categoria e ressaltar o quanto ela é distinta no universo do funcionalismo.

O SINPECPF comemora a realização da palestra, pleito antigo do sindicato, defendido em diversas reuniões com a direção da PF. Pode parecer um pequeno passo para a ANP, mas foi também um grande salto para a correta valorização de nossa categoria.

 


Ao final da palestra, os alunos do curso de formação homenagearam
os servidores administrativos pela garra e determinação na execução de suas atribuições.